• Admin

Delta do Parnaíba

O que significa Delta do Parnaíba? O delta é a foz do Rio Parnaíba, que acaba se transformando em vários canais, igarapés e inúmeras ilhas quando se aproxima do mar. Delta é uma letra do alfabeto grego que tem a forma de um triângulo, exatamente a forma desse lugar. São mais de 70 ilhas, entre elas a maior é a Ilha Grande.

O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. O Delta faz parte de um roteiro integrado chamado Rota das Emoções, o roteiro é composto de três destinos: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.



O passeio pelo arquipélago começa pelo porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a 9 quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do estado e capital do Delta, onde todos os dias lanchas e barcos levam turistas para conhecer o santuário ecológico da região. Um dos destinos mais procurados da região, a Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Parnaíba perdendo apenas para ilha Grande, abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes. A ilha é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta e sua população é distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para pessoas interessadas no ecoturismo.


Para saber mais informações sobre valores e data de passeios, deixe um comentario com seu contato que faremos um orçamento e lhe enviaremos.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo